Com a chegada do trabalho remoto, do olhar mais atento à diversidade no ambiente corporativo e de um cuidado maior à saúde mental e ao bem-estar dos colaboradores, o perfil da alta gestão mudou – ou deveria mudar, inclusive durante processos...
Com a chegada do trabalho remoto, do olhar mais atento à diversidade no ambiente corporativo e de um cuidado maior à saúde mental e ao bem-estar dos colaboradores, o perfil da alta gestão mudou – ou deveria mudar, inclusive durante processos seletivos. “As entrevistas de emprego para as posições de liderança executiva têm sido conduzidas de maneira diferente”, afirma o headhunter Lúcio Daniel, sócio da EXEC.
“Hoje, nós investigamos se o executivo evoluiu seu estilo de liderança para uma postura mais empática, aberta, inclusiva e baseada em propósito”, descreve o especialista, que também avalia se o candidato tem habilidade para lidar com a diversidade e capacidade de engajar times que trabalham online, sem encontro presencial.
Outro aspecto apontado por ele é a importância do preparo desse “novo líder” diante dos desafios geracionais. “Os jovens da geração Z costumam chegar ao mercado de trabalho com uma ansiedade maior do que os profissionais mais velhos”, explica Lúcio. “Isso demanda do gestor a competência de identificar esse sentimento na equipe, para transmitir segurança, além de oportunidades de projetos, investindo em trilha de carreira e deixando-os cada vez mais confortáveis”.
Uma preparação completa
No entanto, o sócio da EXEC ressalta que a maioria dos líderes não se prepara e fica apreensiva para as entrevistas de emprego. “É raro ver um executivo totalmente pronto”, assume o headhunter. E isso vai além das mudanças do perfil para o cargo. “Muitas vezes vejo os candidatos pegando trânsito para chegar ao local da entrevista ou abrindo o link em cima da hora, quando a conversa é digital”.
De acordo com Lúcio, para se sair bem neste primeiro contato, é importante que ele tenha noção profunda com quem vai falar. “Além de cuidar da apresentação, pontualidade e simpatia, o executivo deve fazer um mergulho na empresa, conhecer sua história, saber quem são os investidores, estudar o organograma, os aspectos culturais, valores e propósito da marca”, descreve. “Tudo isso aumenta a chance de uma boa conversa e de demonstrar ao entrevistador relação com os valores da empresa e com aspectos técnicos da posição”.
Confira um passo a passo indicado pelo especialista para ajudar executivos nesta etapa da carreira: